Carta Aberta: conheça na íntegra a carta dos estudantes pinheirenses

25/05/2011 09:00
UNIÃO ESTUDANTIL PINHEIRENSE - UEP

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES PINHEIRENSES

Nós, estudantes da rede pública estadual de Pinheiro- MA, encaminhamos ao senhor Gestor da Unidade Regional de Educação, para que este faça os encaminhamentos devidos a quem é de direito para atender a pauta de nossa reivindicação diante da atual situação da educação em nossa cidade.

1. Que a situação dos professores seja imediatamente resolvida, pois, os critérios que norteiam a decisão da governadora em não sancionar o estatuto do servidor não podem interferir na continuidade das nossas aulas;

2. A regularização do calendário escolar;

3. Queremos deixar claro que somos contra as aulas dia de sábado;

4. A reestruturação das escolas, bem como: pinturas e, reformas nos prédios, e instalação de ventiladores nas salas de aula;

5. A reativação dos laboratórios de informática e de biologia/química e física de todas as escolas;

6. A reorganização das bibliotecas de todas as escolas;

7. Indicar a nova diretoria da escola José de Anchieta;

8. Melhoria ou troca das carteiras escolares

9. Melhorar o atendimento dentro das escolas;

10. Contratar servidores, bem como: merendeiras, almoxarifado, limpeza, segurança e porteiros;

11. Estamos à mercê de uma precarização do trabalho em educação através de várias formas, os professores que não ministram aulas em suas respectivas áreas de formação, fato comum nas escolas o que prejudica a qualidade de ensino.

12. Higienização das cozinhas das escolas e melhoria do cardápio;

13. Reforma e reativação das quadras de esporte;

14. Demonstrar nossa total indignação baseada nos resultados divulgados pelo INEP em 2010, onde demonstrou que, das 20 piores escolas do Brasil, segundo as notas do ENEM, cindo estão no Maranhão. Estando o estado com o maior número de escolas entre as piores do país.

15. Expor ainda nossa revolta com as recentes palavras do secretario chefe da casa civil, Luis Fernando que disse “a greve é boa para o governo por que economiza dinheiro”, refletindo aqui a maneira como o executivo estadual está tratando esta situação caótica que se encontra nossa educação.

16. Ressalva-se o nosso sincero e total apoio à luta dos servidores da educação ao que se refere às reivindicações pelo ensino de qualidade.

Para concluir, convidamos os estudantes, pais e a sociedade Maranhense em especial a Baixada de modo geral para uma ampla jornada em defesa da educação e de apoio aos educadores como forma de pressionar o governo na solução urgente dos problemas da educação e na imediata aprovação do estatuto do educador.


www.jefersonmoreira.webnode.com.br